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Beta Alanina – O que é, efeitos positivos e como tomar

         A gama de suplementos existentes no mercado é enorme. Com isso, torna-se necessário, em muitas vezes, a pesquisa por parte dos consumidores, buscando saber qual produto comprar, qual substância gera melhor resultado ou mesmo quais os efeitos que cada um causa no corpo.

Um destes suplementos amplamente utilizados é a Beta Alanina, e nesse texto iremos falar mais sobre essa substância, como ela é feita, quais são seus benefícios e como tomar.

Beta Alanina – O que é?

A beta alanina é um aminoácido, cujo nome é dado pela sua posição no grupo carbocilato (posição beta). Ele é tido como um aminoácido não essencial, ou seja, é naturalmente produzido pelo corpo humano, no intestino e nos rins (mesmo que em baixas quantidades). A fórmula química da Beta Alanina é C3H7NO2.

                Sua função natural do corpo humano não se evidencia por auxiliar na síntese de outros aminoácidos vitais para a vida do ser humano. Contudo, a substância é responsável pela produção de carnosina e seu consequente aumento e níveis nos músculos.

Embora seja geralmente obtida através do consumo de ergogênicos (suplementos alimentares em pó, cápsulas ou líquido), a Beta Alanina pode ser encontrada em alimentos do cotidiano, como carnes de porco, boi, frango e peixes.

Benefícios da Beta Alanina

Apesar de não apresentar nenhuma função vital para a vida do ser humano, a Beta Alanina é muito usada entre atletas de musculação. Isso se deve aos seus benefícios referentes ao desempenho nos treinamentos.

Benefícios da Beta Alanina – Dá mais resistência muscular

A vantagem mais conhecida acerca do uso contínuo da substância está na sua propriedade de retardar a fadiga muscular. Em estudos realizados com mais de 200 atletas e não-atletas, cientistas ministraram a suplementação de 2 a 6g diárias em metade do grupo e fornecia placebo para a outra metade. Um dos resultados encontrados pelos cientistas foi, no caso dos indivíduos que recebiam a suplementação, uma significativa melhora do desempenho, devido a uma menor fadiga.

O efeito foi justificado pela produção de carnosina possibilitada pela Beta Alanina. Ao executar treinos de alta intensidade, o organismo humano acumula íons de hidrogênio, o que deixa o sangue mais ácido e com mais dificuldade de transportar oxigênio. A carnosina diminui esses níveis de hidrogênio, permitindo melhores resultados e retardando a fadiga.

Benefícios da Beta Alanina – Preserva a Massa Muscular

            Outro benefício comprovado da Beta Alanina é seu auxílio na preservação da massa muscular. Em pesquisas publicadas no Journal of Strenght and Conditioning, cientistas concluíram que atletas que fazem uso da substância têm mais facilidade na perda da gordura corporal, e mais facilidade em manter a massa magra. Isso significa que, apesar de favorecer treinos mais extensos e intensos, o que poderia provocar uma perda significativa de massa magra, a substância consegue preservar a massa muscular em detrimento da gordura corporal.

Benefícios da Beta Alanina – Auxilia na função cognitiva

            A carnosina, substância que tem seu nível diretamente relacionado ao nível de Beta Alanina, é encontrada nos músculos, esqueletos, e também no cérebro. Com isso, o aminoácido ajuda a melhorar o desempenho de funções cerebrais, como pontaria, entendimento de tática ou até uma melhor memória.

Além disso, essa propriedade faz com que o consumo regulado da suplementação com Beta Alanina resulte em maior foco nos treinos, gerando melhores resultados.

Benefícios da Beta Alanina – Potencializa os efeitos da Creatina

            A creatina é outro suplemento constantemente usado no pré-treino por atletas de musculação. Ela tem a função de, como a Beta Alanina, fornecer mais energia e vitalidade para o indivíduo.

A vantagem é que, se somados, os dois podem dar melhores resultados. Isso ocorre devido à maior facilidade que a Beta Alanina pode dar ao sangue de transportar nutrientes no decorrer de atividades físicas intensas. Com isso, o transporte da creatina com a finalidade de dar mais energia ao corpo tem melhores resultados.

Onde Comprar e Como tomar a Beta Alanina

         O produto pode ser encontrado em forma de cápsulas ou pó em qualquer loja especializada em suplementos alimentares. Seu preço varia de acordo com a marca e qualidade, mas tem uma média entre R$30,00 e R$35,00 o pote com 90 gramas.

A substância tem suas vantagens obtidas a partir de uma saturação muscular, ou seja, quando seus níveis no corpo humano (principalmente nos músculos) é bem mais alto que o habitual. Sendo assim, o produto deve ser consumo ao longo de semanas, em doses diárias e reguladas.

A dose recomenda é de, geralmente, 3 gramas por dia, podendo variar até 6 gramas dependendo do peso do indivíduo em questão. O horário mais utilizado para a ingestão do suplemente é no pré-treino, ou seja 30 minutos antes das atividades se iniciarem

Efeitos colaterais e contraindicações

O uso correto da Beta Alanina não é caracterizado por nenhum efeito colateral grave. Contudo, usuários que fazem a utilização contínua da substância relatam sensações de ondas de calor e formigamentos, principalmente no rosto, pescoço e mãos. Caso queira evitar essa situação, o consumidor pode dividir as doses em três vezes ao longo do dia.

Por não existirem estudos concretos, o uso da substância é contraindicado para crianças, gestantes, ou mulheres em períodos de amamentação. Sendo um possível causador de aceleração cardíaca, o uso também não é recomendado para pacientes com doenças cardiovasculares.

 

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